Jogando no estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS), Flamengo e Cruzeiro ficaram no 0 a 0, na noite desta segunda-feira, em partida válida pelo grupo 2 do Brasileirão sub-20. O resultado definiu a situação da chave com uma rodada de antecedência. Líder e vice-líder, Internacional e Cruzeiro estão classificados, já que não podem mais ser alcançados. Com apenas um ponto ganho, o Flamengo está fora, assim como Figueirense e Bahia.
O Cruzeiro assustou pela primeira vez aos seis minutos, após cobrança de falta da esquerda, que Elber desviou de cabeça e o goleiro rubro-negro, Cesar, defendeu com dificuldades. O Flamengo chegou pela primeira vez, aos 20, quando Lucas recebeu lançamento na frente, mas mandou por cima do gol.
Aos 22, o árbitro marcou pênalti do zagueiro Frauches no atacante cruzeirense Sebá, em jogada de velocidade dentro da área. Na cobrança, Lucas jogou para fora, desperdiçando a chance de abrir o placar. A penalidade desperdiçada desanimou a Raposa, que quase sofreu o primeiro gol aos 36, quando Digão arriscou de longe e a bola passou rente à trave.
Os times voltaram com uma postura mais cautelosa para o segundo tempo. A primeira chance de gol da etapa complementar só foi acontecer aos 32 minutos. Em contra-ataque rápido do Cruzeiro, Sebá recebeu livre, na área, mas bateu para fora. O Flamengo respondeu três minutos depois, em uma cabeçada de Frauches, que o goleiro Gabriel defendeu com dificuldade.
Mesmo precisando da vitória, o Rubro-Negro não forçou o ritmo nos minutos finais. Favorecido pelo empate, o Cruzeiro cadenciou o jogo até o final, garantindo a classificação com o 0 a 0.
Mais cedo, pelo Grupo 1, o América-MG derrotou o Ceará por 2 a 1, enquanto o Fluminense venceu o Atlético-PR por 4 a 3. Com isso, o Tricolor é o segundo colocado com sete pontos, o mesmo número do líder Palmeiras. Já o time mineiro, que enfrenta o Alviverde na última rodada, está em terceiro, com seis.
As 20 equipes que participaram do Brasileirão profissional de 2011, com exceção do São Paulo, que foi substituído pelo Vitória, disputam o sub-20. As equipes foram divididas em quatro grupos com cinco times cada um. Os dois melhores colocados garantem vaga nas quartas de final, que será realizada em sistema de mata-mata, em jogo único. O sistema será o mesmo até a decisão do torneio.