teste

O desempenho modesto do ataque cruzeirense em 2011


A diretoria do Cruzeiro busca a contratação de dois atacantes para reforçar o time comandado por Vágner Mancini em 2012, embora o clube tenha ainda seis remanescentes da última temporada. A procura por reforços para o setor ofensivo é justificada pelo baixo aproveitamento dos homens de frente que defenderam o time celeste em 2011.

Os quatro treinadores que comandaram o Cruzeiro ao longo da temporada recorreram a 12 atacantes diferentes. Entre eles, apenas três conseguiram ultrapassar a marca dos cinco gols no ano: Wallyson, Anselmo Ramon e Thiago Ribeiro, que deixou a Toca da Raposa para defender o Cagliari, da Itália.

Thiago Ribeiro foi o único atacante a superar a média de 0,5 gol por jogo. Em 25 partidas, ele marcou 13 vezes. No entanto, o atacante celeste que mais balançou as redes em 2011 foi Wallyson. Antes de fraturar o tornozelo esquerdo e ficar impedido de atuar no restante do ano, ele superou os goleiros adversários em 17 oportunidades nos 37 jogos que disputou.

Os atacantes contratados em 2011 estiveram longe de um bom aproveitamento. Repatriado durante a disputa da Copa Libertadores, Brandão não marcou com a camisa celeste em seis jogos, e se transferiu para o Grêmio. Já Keirrison e Bobô, apostas da diretoria celeste no Brasileirão, fizeram apenas um gol cada.

O paraguaio Ortigoza, que não seguirá no clube em 2012, se despediu da Toca da Raposa com média de 0,14 gol por jogo, ao ter balançado as redes cinco vezes em 34 partidas. Reis, por sua vez, entrou em campo em seis jogos e não marcou gols.

Quem também decepcionou foi Wellington Paulista. Maior goleador do Cruzeiro na temporada de 2009, quando anotou 26 tentos, ele marcou apenas cinco gols em 36 jogos disputados pelo time celeste em 2011. O argentino Farías balançou as redes o mesmo número de vezes, mas em 19 jogos.

Diretoria tem cinco opções


Para reforçar o ataque celeste em 2012, a diretoria celeste admite ter cinco opções. A principal alternativa é Osvaldo, que defendeu o Ceará no último Brasileirão. O clube aguarda resposta do Al Ahly pela oferta de compra dos 100% dos direitos econômicos do jogador.

Outra alternativa é Marcos Aurélio, do Coritiba. O diretor de futebol do Cruzeiro, Dimas Fonseca, negocia com o clube paranaense, mas o atacante interessa a clubes árabes.

Enquanto espera por Osvaldo e Marcos Aurélio, a diretoria celeste admite ter outras três alternativas para o ataque. Segundo o diretor de futebol Dimas Fonseca, dois jogadores atuam no futebol brasileiro e o restante em clube estrangeiro.

Os atacantes contratados se juntarão a seis remanescentes dessa temporada: Anselmo Ramon, Wellington Paulista, Wallyson, Farías, Bobô e Sebá, “prata da casa” que ainda busca seu primeiro gol pelo time celeste.

Os números dos atacantes que defenderam o Cruzeiro em 2011:
André Dias – 2 gols em 7 jogos (0,28 gol por jogo)
Anselmo Ramon – 10 gols em 25 jogos (0,40 gol por jogo)
Bobô – 1 gol em 6 jogos (0,16 gol por jogo)
Brandão – Nenhum gol em 6 jogos
Farías – 5 gols em 19 jogos (0,26 gol por jogo)
Keirrison – 1 gol em 8 jogos (0,12 gol por jogo)
Ortigoza – 5 gols em 34 jogos (0,14 gol por jogo)
Reis – Nenhum gol em 6 jogos
Sebá – Nenhum gol em 7 jogos
Thiago Ribeiro – 13 gols em 25 jogos (0,52 gol por jogo)
Wallyson – 17 gols em 37 jogos (0,45 gol por jogo)
Wellington Paulista – 5 gols em 36 jogos (0,13 gol por jogo)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis