Se o atual momento do Cruzeiro não é bom, com o time ameaçado pelo rebaixamento à Série B, pelo menos o planejamento para 2012, na esperança da permanência na Primeira Divisão, já começou. A lista de possíveis reforços para a próxima temporada já tem alguns nomes. Um deles, aliás, já vazou: Osvaldo, atacante do Ceará. A informação foi confirmada pelo diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes.
- Observamos vários nomes. O Osvaldo é um deles. É um jogador que tem se destacado, e temos interesse. Só que, ao contrário do que alguns disseram, não foi feita nenhuma proposta. No momento, há apenas o levantamento de informações.
Guilherme Mendes explicou que Emerson Ávila, ex-técnico do time profissional, de volta ao departamento técnico do time, juntamente com Alexandre Gracelli, estão, há cerca de um mês, levantando nomes de jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
- Vimos jogadores para todas as posições. Nesse levantamento do Alexandre e do Emerson, é feito um levantamento geral, com estatísticas e scouts.
Ainda segundo o dirigente, embora a garimpagem já tenha começado, as definições somente serão feitas quando for definido o técnico para 2012. O atual, Vágner Mancini, tem contrato até o fim da temporada, quando então será definida a prorrogação ou não do vínculo.
- Os nomes de agora são mostrados ao Gilvan de Pinho Tavares, que assume em 2012 e será o responsável pelas contratações. Só que tudo vai depender do técnico que o time terá na próxima temporada. Neste ano, por exemplo, todos os nomes que começaram conosco tiveram o aval do Cuca.
Osvaldo: boas referências, mas sem gols
Pretendido pelo Cruzeiro, os números de Osvaldo, no entanto, não são muito animadores. A possível contratação seria para suprir a carência de atacantes de velocidade.
Na atual temporada, Osvaldo foi titular na maioria das partidas do Ceará. Em 29 jogos, marcou apenas três gols.