teste

Em ‘jogo da verdade’, Botafogo e Cruzeiro se enfrentam no Engenhão


Botafogo e Cruzeiro entram em campo neste sábado para um jogo da afirmação para ambos. Enquanto o Glorioso busca os três pontos para provar que segue como um candidato ao título do Campeonato Brasileiro, a Raposa quer a vitória para comprovar que os três pontos sobre o Atlético-GO, na última rodada, na Arena do Jacaré, não foram apenas fogo de palha, e que o time realmente reencontrou o caminho para fugir do perigo do rebaixamento. A partida  será disputada no estádio Engenhão, a partir das 18h (de Brasília).
O Cruzeiro nunca venceu no estádio. A propósito, esta será a quinta vez que as equipes se enfrentam no Engenhão. Nos primeiros quatro jogos, todos por Brasileiros, foram duas vitórias botafoguenses (4 a 1, em 2007, e 1 a 0, em 2008) e dois empates (1 a 1, em 2009, e 2 a 2, em 2010). O tabu é bastante favorável ao Botafogo. Nas últimas noves vezes em que recebeu o Cruzeiro no Rio de Janeiro, os cariocas venceram cinco, e houve quatro empates.
Terceiro colocado, com 52 pontos, o Botafogo teve duas chances de se tornar líder do Campeonato Brasileiro, mas foi derrotado por Santos e Avaí fora de casa. Agora, quer aproveitar a força de sua torcida no Engenhão para se reaproximar do Vasco. Por sua vez, o Cruzeiro segue namorando perigosamente a zona de rebaixamento. Com 34 pontos, a Raposa está em 15º lugar, a apenas dois pontos da zona da degola.

O canal Premiere transmite a partida para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas as emoções do duelo, em Tempo Real e com vídeos exclusivos.

header as escalações 2
Botafogo: o técnico Caio Júnior não fez mistério e divulgou a equipe que entra em campo neste sábado. O time titular terá: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera e Loco Abreu.
Cruzeiro: ao contrário das últimas partidas, o técnico Vágner Mancini não escondeu a escalação, apesar de não confirmar a equipe. Ele adiantou que o zagueiro Léo atuará como lateral-direito, por conta o mau momento do ex-titular Vítor. O ataque, que desencantou na vitória sobre o Atlético-GO, na última rodada, com Anselmo Ramon e Farías, será mantido. O volante Charles, recuperado de estiramento da coxa direita, também vai para o jogo. A Raposa será formada por Fábio; Léo, Victorino, Naldo e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Charles, Roger e Montillo; Anselmo Ramon e Farías.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: Lucas e Marcelos Mattos estão suspensos e não participam do jogo.
Cruzeiro: o volante Fabrício, com edema na coxa direita, só retornará aos treinos na próxima semana. Já Leandro Guerreiro, com torção no joelho direito, também voltará aos treinamentos visando o confronto com o Flamengo. Everton, com estiramento no ligamento do joelho direito, e Wallyson, com fratura no tornozelo esquerdo, só voltam aos gramados em 2012.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Botafogo: Bruno Tiago, Caio, Léo, Somália e Thiago Galhardo
Cruzeiro: Anselmo Ramon, Charles, Élber, Gabriel Araújo, Marquinhos Paraná, Naldo e Wallyson.
Arbitragem
O aspirante ao quadro da Fifa Wilton Pereira Sampaio (DF) apita a partida, auxiliado por Carlos Emanuel Manzolillo (DF) e Julio César Rodrigues Santos (RS). Ao todo,Wilton Pereira participou de 14 jogos, aplicou 79 cartões amarelos (média de5,6) e sete vermelhos (média de 0,5), marcou 544 faltas (média de 38,8) e três pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3vermelho e 35,6 faltas. Destes amarelos, 42 foram para mandantes e 37 para visitantes. Ele apitou dois jogos da Raposa e um do Glorioso na Série A deste ano: Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras, pela segunda rodada, Inter 3 x 2 Cruzeiro, pela15ª, e Botafogo 3 x 1 Atlético-MG, pela 18ª.

header fique de olho 2
Botafogo
: Lucas Zen está de volta ao Botafogo depois da disputa do Pan-Americano. Reserva imediato de Marcelo Mattos e Renato, o garoto costuma dar conta do recado e ser boa opção na saída de bola da equipe.
Cruzeiro: o atacante argentino Ernesto Farías desencantou contra o Dragão, ao marcar seu primeiro gol na competição. O jogador, que ficou afastado do time por quatro meses, deu a volta por cima e garantiu um lugar na equipe titular de Vágner Mancini.

header o que eles disseram

Caio Júnior, técnico do Botafogo“Esse jogo vai ter uma característica diferente. Em 2003, o Cruzeiro fez mais de 100 pontos. Esse é o Cruzeiro que a gente tem em mente. Eles vão ser um time aguerrido, desesperado em busca de pontos para se manter na primeira divisão. Vai ser um duelo muito complicado”
Vágner Mancini, técnico do Cruzeiro: ‘O Botafogo, na minha visão, é a equipe mais ofensiva do campeonato. Vamos tentar fazer uma marcação para tirar o espaço do Botafogo no meio-campo. Não podemos deixar que a bola chegue ao Renato. É ele quem municia os meias e os atacantes do Botafogo. É mais um jogo difícil’.

header números e curiosidades
* No Rio de Janeiro, o Cruzeiro não vence o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro há 18 anos (9 jogos). Ronaldo Fenômeno foi o autor do gol da última vitória cruzeirense no Rio. Isso aconteceu no dia 17 de outubro de 1993, quando o Cruzeiro venceu por 1 a 0 no Caio Martins.

* Botafogo e Cruzeiro se enfrentaram 19 vezes no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro. O Glorioso venceu oito vezes, contra 4 vitórias do time mineiro e sete empates.O clube carioca marcou 27 gols, contra 23 da Raposa. Dessas 29 partidas, nove foram no Maracanã, cinco no Caio Martins, quatro no Engenhão e uma no estádio Luso-Brasileiro.

* Desde 2003, ano do início do sistema de pontos corridos no Campeonato Brasileiro, Botafogo e Cruzeiro se enfrentaram 15 vezes, e apenas uma vez a equipe visitante venceu um jogo (1 a 0 Botafogo, no primeiro turno do Brasileirão deste ano, em Sete Lagoas). Nesses 15 jogos, foram seis vitórias para cada lado e três empates.
header último confronto v2 (Foto: arte esporte)
O último encontro entre Botafogo e Cruzeiro, no dia 30 de julho deste ano, teve algumas peculiaridades. A partida marcou o primeiro encontro entre o Alvinegro e Joel Santana, após a saída do treinador do clube. Foi também o primeiro jogo de Loco Abreu no Brasileirão 2011, uma vez que ele estava antes com a seleção uruguaia na Copa América. E foi justamente o uruguaio quem decidiu a partida. Com um petardo de fora da área, marcou o gol da vitória sobre os mineiros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis