teste

Filho do prefeito de BH anuncia desligamento do Comitê da Copa


Tiago Lacerda, filho do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), anunciou nesta quinta-feira (27) o desligamento do cargo de presidente do Comitê Executivo da Copa. O comitê coordena ações e representa o município em relação aos preparativos e obras para o mundial de 2014.
Uma portaria assinada pelo prefeito da capital em 28 de agosto de 2009 permitiu que ele assumisse o posto. Com a saída de Tiago, o prefeito Marcio Lacerda assume a presidência do comitê, que terá como coordenadora-executiva Flavia Rohlfs.
De acordo com informações do Ministério Público Estadual (MPE), uma ação ajuizada no dia 6 de outubro pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público pediu a anulação da portaria que nomeou o filho do perfeito para o cargo. Ainda segundo o MPE, o promotor João Medeiros considerou que a nomeação fere a Súmula do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe o nepotismo na administração pública.
Tiago negou que a saída tenha relação com o pedido do MP. "Esta questão do Ministério Público não tem nada a ver. O juiz negou imediatamente a suspensão liminar. O assunto não teve interferência nenhuma. Me chateou muito porque não foi um questionamento em relaçao ao trabalho, à qualidade do trabalho, mas se eu podia trabalhar", disse. Lacerda afirmou ter aguardado o lançamento do calendário de jogos da Copa pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para anunciar que deixaria o comitê por considerar o evento como o fim de um ciclo. "Saio com a sensação de dever cumprido. Não teria por que me sentir injustiçado", completou.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, para tomar posse em 2009, Tiago assinou um termo de trabalho voluntário, abrindo mão do salário.
Para o Ministério Público Estadual (MPE), a atividade desempenhada ultrapassa as situações previstas na lei federal do voluntariado. O decreto municipal que criou o comitê também não prevê a participação de pessoas sem vínculo com a prefeitura.
Tiago Lacerda disse que vai se dedicar à família e à filha, de sete meses. "Agora é momento de me dedicar à vida pessoal", concluiu. Ele não deu detalhes sobre o futuro da vida profissional.
A nova coordenadora executiva do comitê, Flavia Rohlfs, disse que espera que a decisão de Tiago seja acertada e não comprometa as atividades desenvolvidas pelo comitê. "A gente tem muito trabalho pela frente", afirmou.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis