Contra o Ceará, Cruzeiro desafiará três meses de jejum como visitante
No domingo, o Cruzeiro enfrentará o Ceará no estádio Presidente Vargas em um confronto direto na luta contra o rebaixamento. Diante do time nordestino, a equipe celeste busca um triunfo para afastar as chances de rebaixamento. Entretanto, para atingir esse objetivo, os comandados de Vágner Mancini precisam reverter um quadro negativo: três meses sem vencer como visitante.
No returno do Brasileirão, o Cruzeiro não alcançou um triunfo sequer em jogos fora de casa. A última vitória diante da torcida adversária aconteceu em 28 de agosto, no clássico contra o Atlético, por 2 a 1. Naquele jogo, apenas torcedores alvinegros tiveram acesso à Arena do Jacaré.
Desde então, a Raposa atuou oito vezes fora de casa e somou apenas três pontos, num aproveitamento de 12,50%. Nesse período, como visitante, o Cruzeiro empatou com Palmeiras, Bahia e Avaí, além de ter sido derrotado por Santos, Coritiba, Grêmio, Flamengo e Botafogo.
O retrospecto negativo no returno do Brasileirão deixa o Cruzeiro com a 15ª melhor campanha como visitante, com 24,07% de aproveitamento. Fora de casa, antes de vencer o Atlético, o time celeste havia superado Vasco e Corinthians, que brigam diretamente pelo título.
Em contrapartida ao baixo rendimento do Cruzeiro em jogos fora de casa, o Ceará também vai mal enquanto atua nos próprios domínios. O Vovô é apenas o 17º melhor mandante, com 46,30% de aproveitamento. Em 18 jogos, foram sete vitórias, quatro empates e sete derrotas.
Cruzeiro e Ceará são rivais diretos na luta contra o rebaixamento. Enquanto o time celeste soma 39 pontos, a equipe nordestina tem 38. Se vencer o confronto do próximo domingo, a Raposa determinará a queda do adversário para a Série B do Campeonato Brasileiro.