teste

Em fase final de obra, Independência receberá jogos a partir de fevereiro


Não vai demorar muito para os times de Belo Horizonte terem uma nova casa para a disputa das competições. O Independência, no bairro Horto, região leste da capital mineira, aos poucos, vai ganhando novos contornos e, agora, está na reta final das obras. O gramado, por exemplo, foi plantado há cerca de um mês e, em pouco mais de trinta dias, as cadeiras já deverão estar posicionadas nos três níveis de arquibancada. Em março, o estádio deverá receber jogos do Campeonato Mineiro, que começa no fim de janeiro. Antes, porém, quem fará a estreia do ‘Novo Independência’ é a Seleção Brasileira, no fim de fevereiro. Todos esses prazos são garantidos pelo Governo de Minas, que será o responsável por administrar a arena. O secretário Sérgio Barroso, da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), se mostra empolgado com o andamento da reforma.


- As obras estão dentro do prazo. Elas, em si, estarão prontas no fim do ano. Estaremos preparando o estádio justamente para um jogo da Seleção Brasileira, em fevereiro. A data certa ainda está sendo negociada com a CBF, assim como o adversário. A obra está em dia, com o gramado ficando verdinho, as arquibancadas já estão prontas, estamos colocando as cadeiras e o vestiário, quase pronto.

As obras do Independência, que terá capacidade para 25 mil pessoas, ficarão prontas em dezembro. Mas só vai começar a operar em fevereiro, quando receberá partidas. Segundo Sérgio Barroso, o custo da reforma ficou em valores aceitáveis quando comparado aos outros estádios do país.

- O custo está extremamente baixo. As obras estão em 120 milhões de reais, cerca de 5.500 reais por assento. A média de outros estádios é de 11 mil por assento. Além do Mineirão, temos o Independência como outro estádio de categoria internacional em Belo Horizonte, tanto é que a Seleção fará o jogo inaugural.

Custo social e investimentos



Já o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, fez questão de lembrar que, além da disputa de partidas de futebol, o Independência será uma arena multiuso.

- Essa obra vem para a parte artística, cultural, com shows. Por isso fazemos a obra com tanto zelo, ainda mais que a gestão será nossa.

Carlos Melles também comentou sobre as medidas que estão em estudo para melhorar o acesso no entorno do estádio, que está em uma área residencial de Belo Horizonte.

- Já tem estudos dessa forma, inclusive com fechamento de ruas, com assuntos de mobilidade. Belo Horizonte é muito atrasada nesse assunto, que é o grande problema da cidade e região metropolitana. Estamos estudando várias alternativas. O metrô será a grande solução. Depois os BRT’s integrados ao metrô. Aqui é uma arena central, mas temos que melhorar o acesso à região do estádio.

Atrasos

Embora o prazo de entrega do Independência esteja estabelecido, a primeira meta do Governo de Minas era ter o estádio pronto enquanto o Mineirão passasse por reformas, o que não pode ser feito. Com isso, América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro tiveram que mandar os jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.





Novo Independência
- 25 mil assentos cobertos
- 422 vagas de estacionamento
- Nova iluminação
- Administração e vestiários ampliados
- Construção de um auditório para coletivas
- Construção de duas lojas e 32 bares e lanchonetes
- 18 cabines de imprensa de rádio e TV
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis