Marquinhos Paraná está fora do Cruzeiro. O volante, que defendeu a equipe celeste por quatro temporadas, entre 2008 e 2011, não continuará ano que vem. Segundo a diretoria cruzeirense, a proposta de renovação de contrato apresentada não agradou Paraná. Como o jogador havia pedido um aumento salarial por mais uma temporada, valores que não estariam na realidade financeira do clube, a renovação foi descartada. Com isso, Marquinhos Paraná foi liberado para negociar com outras equipes.
A saída de Marquinhos Paraná, titular no Cruzeiro com todos os treinadores que o comandaram, acontece praticamente no mesmo momento que outra importante peça deixa o clube, o também volante Fabrício. Ambos, aliás, estrearam com a camisa celeste na mesma partida, em 27 de janeiro de 2008, quando o Cruzeiro venceu o Uberaba por 4 a 0, pelo Campeonato Mineiro.
Com o Cruzeiro, Paraná foi campeão mineiro em 2008, 2009 e 2011, além de ser vice-campeão da Taça Libertadores, em 2009, e o vice-campeão brasileiro, em 2010. Nesta temporada, apesar da conquista do Mineiro, Paraná passou pelo ano mais difícil desde que chegou ao clube, com o Cruzeiro na luta contra o rebaixamento no Brasileirão. O time escapou da degola apenas na última rodada.
Em quatro anos, o volante disputou 226 jogos, com quatro gols marcados. Na última semana, Marquinhos Paraná, que está de férias no Recife, disse ter recebido uma proposta do Sporte que o acerto estaria próximo.