A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira o calendário da primeira fase da Copa do Brasil. O Cruzeiro fará sua estreia em 7 de março, quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), contra o Rio Branco, na Arena da Floresta, na capital acreana.
Caso seja necessário um jogo de volta, Cruzeiro e Rio Branco se enfrentam em 22 de março, quinta-feira. A partida está agendada para a Arena do Jacaré, às 19h30. Entretanto, o time celeste pode eliminar o adversário logo na primeira partida, se vencer por dois ou mais gols de diferença.
O Cruzeiro já sabe quais são os possíveis adversários a partir da segunda fase. Se eliminar o Rio Branco, enfrentará Chapecoense-SC ou São Mateus-ES. Nas oitavas de final, a equipe mais tradicional que a Raposa pode enfrentar é o Atlético-PR.
A partir das quartas de final, o caminho celeste pode ficar mais complicado. Isso porque, nessa fase, o Cruzeiro pode enfrentar o Palmeiras, revivendo os grandes clássicos pela Copa do Brasil nos anos 90. Caso o Alviverde seja eliminado antes das quartas, a Raposa pode enfrentar clubes de Série B, como o Ceará ou o Paraná.
Na semifinal, outro grande clássico da competição poderá ser revivido. O Cruzeiro pode enfrentar o Grêmio, caso as equipes consigam chegar a essa fase da competição. Outros adversários de tradição nessa fase poderiam ser Náutico, Fortaleza, Bahia e Portuguesa.
Por fim, se o Cruzeiro chegar à final da Copa do Brasil, poderá enfrentar o Atlético, o São Paulo, ou o Botafogo - entre os clubes de maior tradição do futebol brasileiro. O clássico contra o rival regional só ocorrerá se ambas as equipes chegarem à decisão.
No retorno à Copa do Brasil, o Cruzeiro busca o pentacampeonato. Maior vencedor do torneio, ao lado do Grêmio, o clube celeste levantou a taça em 1993, 1996, 2000 e 2003.