Nesse domingo, os dois times se enfrentam na Arena do Jacaré, às 16h (de Brasília), em momentos bastantes distintos, apesar de estarem brigando pela liderança, uma vez que o Atlético-MG é o líder com 27 pontos e 100% de aproveitamento, e o Cruzeiro vem logo atrás, com 24 pontos e apenas uma derrota.
O clima na Cidade do Galo é totalmente diferente do vivido na Toca da Raposa II. Enquanto os celestes mostram evolução e jogam sem pressão para buscar a liderança, o time alvinegro vai para o jogo sob extrema desconfiança da torcida por conta do último resultado frente ao rival, além de não mostrar o futebol convincente que o torcedor atleticano espera.
Atlético-MG: mistério. Assim é o clima que o técnico Cuca conduz a definição da equipe. O meia Escudero e o volante Leandro Donizete são as grandes dúvidas do treinador. Por conta de dores musculares, os dois não participaram de alguns treinos durante a semana. O volante está mais propenso a atuar, já que o argentino vem reclamando de dores e fazendo tratamento intensivo no músculo adutor da coxa esquerda. A provável escalação do Atlético-MG para o clássico deverá ser com Renan Ribeiro; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete (Fillipe Soutto), Escudero (Mancini) e Bernard; André e Guilherme.
Cruzeiro: o técnico Vágner Mancini não divulgou a escalação do Cruzeiro, como faz costumeiramente. A dúvida do treinador está entre manter o esquema 4-3-3, dos últimos cinco jogos, com Wallyson no time, ou mudar para o 4-4-2, com a entrada de Roger. Time provável: Fábio; Marcos, Léo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira e Montillo; Wallyson (Roger), Anselmo Ramon e Wellington Paulista.
Atlético-MG: sem jogadores suspensos, o técnico Cuca não poderá contar apenas com o zagueiro Leonardo Silva, que ainda está em fase final de recuperação de uma lesão no tendão da coxa esquerda.
Cruzeiro: o time celeste não tem jogadores suspensos. Apenas o volante reserva Rudnei não tem condições de jogo. Ele se recuperou de um estiramento na coxa direita, mas ainda recupera sua melhor condição física.
Atlético-MG: para o atacante Guilherme, se dar bem em clássicos não é novidade. Atuando pelo rival, ele marcou seis gols em oito jogos disputados. Agora, demonstrando plena evolução e marcando gols pelo Galo, o atacante tem grandes chances de escrever uma história contrária no maior jogo do Estado.
Cruzeiro: Wellington Paulista costuma dar sorte contra o Atlético-MG. O atacante já fez quatro gols sobre o maior rival. Artilheiro do Campeonato Mineiro, com oito gols, WP9 tem 11 na temporada e vive um dos melhores momentos da carreira.
Réver, zagueiro do Atlético-MG: "É difícil falar em favoritismo pela situação das duas equipes. Favoritismo em clássico não existe. É muito complicado, mas a gente está bem focado. Vamos buscar o resultado desde o início".
Montillo, meia do Cruzeiro: "Em clássicos é difícil falar de favorito. O Atlético-MG está bem, mas enfrentará um time diferente no domingo. O Cruzeiro tem uma história, é um time grande. Não tem favorito. Mas pelos resultados o Atlético-MG está melhor. Domingo é um jogo a parte. Não tem favorito em Atlético-MG x Cruzeiro, mas por estar no Cruzeiro espero que a gente ganhe o clássico".
* Atlético-MG e Cruzeiro já se enfrentaram 454 vezes, com 178 vitórias do Galo, contra 157 do Cruzeiro e 119 empates. O time alvinegro marcou 639 gols contra 588 gols do Cruzeiro.
* Na história do confronto, Atlético-MG e Cruzeiro têm uma média de gols de 2,7 por partida. Foram 1227 gols.
* Há quatro anos (ou 18 jogos), não acontece um empate sem gols entre Cruzeiro e Atlético-MG. O último 0 a 0 foi no dia 09 de março de 2008, em partida válida pelo Campeonato Mineiro e disputada diante de 55 mil pessoas no Mineirão.
* Pela 13ª vez na história, Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam fora de Belo Horizonte. Longe da capital mineira, O Cruzeiro venceu cinco vezes, o Atlético-MG quatro e ocorreram três empates.
No dia quatro de dezembro do ano passado, o Cruzeiro aplicou a maior goleada sobre o Atlético-MG na história, ao marcar 6 a 1, e se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Roger, Leandro Guerreiro, Anselmo Ramon, Fabrício, Wellington Paulista e Éverton marcaram para os cruzeirenses, enquanto o zagueiro Réver fez o de honra do Galo.
Fonte: GloboEsporte.com